O evento
I Workshop: Nutrição na Piscicultura
-
Tema: Produção de Tilápias em Regime Intensivo
-
Data: 20 de Maio de 2016
-
Horário: 13:30h ás 17:30h
-
Local: Setor de Ciências Agrárias UFPR, Anfiteatro do Prédio de Administração
Palestrantes
Wilson Massamitu Furuya
Zootecnista
Professor efetivo do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG/PR.
Área de atuação: Aquicultura
Possui projetos na área de Nutrição de peixes com pesquisas que envolvem: proteínas e aminoácidos; exigências nutricionais; valor nutritivo dos alimentos; resultados da suplementação de aminoácidos no crescimento; eficiência alimentar; saúde; crescimento muscular; expressão gênica; qualidade da carne e rendimento do filé. Seu trabalho tem o objetivo de elaborar rações completas afim de maximizar os desempenhos produtivo, reprodutivo e a saúde dos peixes, acatando também os impactos sobre o ambiente, principalmente em estudos realizados em regimes intensivos.
João Fernando Albers Koch
Zootecnista, pós-doutorando em nutrição de peixes
Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP/ESALQ
Áreas de Atuação: nutrição de peixes, produção de peixes, produção de peixes em gaiolas; cultura tilápia e qualidade da água.
Trabalhou com reprodução de peixes; protocolos de criopreservação de esperma de peixe; levedura como pro nutriente em dietas de tilápia do Nilo; nutrição organismos aquáticos; níveis de proteína e energia digestível na fase de acabamento de Tilápias do Nilo criadas em gaiolas; necessidades de vitamina a para Pacu (Piaractus mesopotamicus) e Dourado (Salminus brasiliensis), envolvendo análises hematológicas e imunológicas antes e depois de infecção por Aeromonas sp. além de, densitometria óssea por meio de tomografia computadorizada. Possui, também, estudos relacionados a substituição de ingredientes e exigência de vitamina A para Tilápias do Nilo e Largemouth bass (Micropterus salmoides).
Altevir Signor
Engenheiro de Pesca
Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE
Áreas de atuação: aquicultura, recursos pesqueiros e engenharia de pesca, tecnologia do pescado e inovações socio-tecnológicas e ação extensionista.
Desenvolve trabalhos nas áreas de tecnologia e industrialização do pescado; nutrição, fisiologia, saúde e reprodução e desenvolvimento de organismos aquáticos; avaliação de alimentos para organismos aquáticos; qualidade de água; manejo alimentar; aquicultura sustentável e difusão de tecnologias.